Páginas

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Alterações para o TCC desse semestre (2017-2)


O Colegiado do Curso de Direito, em reunião ordinária ocorrida em 13 de julho de 2017, aprovou as alterações sugeridas pelo Núcleo Docente Estruturante em relação ao trabalho de conclusão de curso. Assim, fica alterado o Regulamento no tocante ao que foi deliberado. 

Segue uma síntese das alterações, que vigorarão para os trabalhos depositados no semestre em curso:

- DEPÓSITO DO TCC: os CD's contendo cópias do trabalho serão grampeados pelo próprio aluno na última folha do trabalho, em envelope de papel, sendo vedadas as capas de acrílico ou plásticas.

- IDENTIFICAÇÃO DO AUTOR: no rodapé da primeira folha, logo após a identificação do aluno, deverá ser informado seu e-mail de contato. 

- CITAÇÕES LONGAS: salvo situações justificáveis e amparadas pelo Orientador as citações longas não deverão ultrapassar quinze linhas, sendo vedada a utilização de nova citação longa senão após dez linhas de texto corrido.

- é vedado o início de tópicos através de citação longa, bem como finalizar tópico com essa técnica sem explicação em seguida. 

- DATAS DAS FONTES: as referências bibliográficas deverão ter no máximo 5 (cinco) anos, salvo especificidades do tema ou exigências do Orientador, sem prejuízo de justificativas ao Orientador e à Banca Examinadora.   

- NÚMERO DE FOLHAS: o mínimo de folhas passa a ser de 20 (vinte), contadas e numeradas a partir da primeira folha efetiva do trabalho, não sendo contadas as referências bibliográficas. 

- o máximo de laudas fica alterado para 25 (vinte e cinco), respeitadas as condições acima. 


* Prezado Aluno, havendo qualquer dúvida, esclareça-a com seu Orientador, para evitar problemas no depósito ou mesmo defesa de seu trabalho em Banca. 

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Informações gerais sobre o Trabalho Interdisciplinar 2017-2

O Colegiado do Curso de Direito organizou as Atividades Interdisciplinares para o semestre 2017-2. Tais atividades serão aplicadas de 1º a 6º períodos, enquanto para os períodos finais (7º ao 10º) a avaliação a ser aplicada tem por finalidade a preparação dos discentes para os exames profissionais teóricos e práticos comuns à carreira jurídica (OAB, concursos públicos, ENADE, dentre outros). A Atividade Multidisciplinar será aplicada no dia 13 de novembro e terá valor de 4,0 (quatro) pontos, compondo a nota de VT.
Seguem as regras gerais para conhecimento de todos os alunos e docentes do Curso de Direito da UNITRI:


1. DA TEMÁTICA

  • Para cada período foram definidos Eixos Temáticos e para cada disciplina presencial foram definidas Linhas de Pesquisa ligadas à temática principal.
  • Os trabalhos (escrito e oral) serão compatíveis com as linhas de pesquisa, abrangendo a maior quantidade possível de disciplinas do período em consideração ou mesmo de outros semestres. 


2. FORMAÇÃO DOS GRUPOS

  • Serão formados grupos em cada turma, sendo pelo menos um para cada disciplina presencial.
  • O professor de cada disciplina será responsável pela orientação de seu grupo (ou grupos).
  • Os grupos terão número semelhante de alunos, de acordo com o total de cada sala, mas o número máximo deve ficar entre 8 e 10 alunos.
  • Os professores da turma definirão o modelo de distribuição de grupos, podendo ser por adesão à linha de pesquisa ou sorteio.


3. DA FORMA DOS TRABALHOS

  • Haverá necessariamente a entrega de um trabalho escrito, em formato definido pelo Colegiado para cada período, considerando-se a progressão desejada para a atividade interdisciplinar:
    • 1º período: cartilha
    • 2º período: trabalho acadêmico
    • 3º período: projeto de pesquisa (no formato do Regulamento do TCC)
    • 4º período: resumo expandido (5 e 10 laudas)
    • 5º período: artigo científico (10 a 15 laudas)
    • 6º período: parecer jurídico (“grandes decisões” dos tribunais superiores)
  • Cada grupo entregará três cópias do trabalho ao professor responsável por sua orientação, que submeterá à avaliação de outros dois professores.  


4. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

  • A atividade interdisciplinar será avaliada em 4 (quatro) pontos, que comporão a nota de VT.
  • Tal pontuação está assim dividida:
    • 2 pontos para o trabalho escrito
    • 2 pontos para apresentação oral do grupo
  • O trabalho escrito será avaliado pelo orientador do grupo e mais dois professores, sendo a nota final a média das três atribuídas por esses docentes. Serão levados em consideração os seguintes critérios:
    • Observância à linha de pesquisa.
    • Qualidade da pesquisa bibliográfica.
    • Qualidade do texto (respeito aos padrões formais da língua portuguesa, respeito à questões formais para trabalhos acadêmicos e estética).
    • Dedicação às atividades determinadas pelo orientador.
  • O trabalho será apresentado oralmente por um ou dois integrantes do grupo, mas a escolha de tais integrantes será feita pelos professores que integrarão a banca examinadora, através de sorteio. Portanto, os grupos devem preparar todos os seus integrantes para possível apresentação, que será avaliada nos seguintes aspectos:
    • Domínio do tema.
    • Organização do tempo (cada grupo terá até 15 minutos para apresentação).
    • Comportamento do grupo (preparação prévia, vestuário, participação).
    • Utilização de recursos que contribuam para a compreensão do conteúdo pela plateia.
  • A banca examinadora será composta por pelo menos três professores do curso.
  • Os grupos serão responsáveis pelos recursos áudio visuais que desejam utilizar na apresentação dos trabalhos.  
  • A entrega do trabalho escrito e as apresentações orais seguirão a programação e regras estipuladas no item seguinte.


5. DATAS

  • Entrega do trabalho escrito: dias 30 de outubro e 1º de novembro de 2017.
  • Apresentações orais: 6 a 11 de novembro de 2017. 
  • Observação: cada grupo entregará uma cópia do trabalho para cada um dos professores que comporão a banca examinadora, conforme planilha a ser oportunamente divulgada.


6. DOS ALUNOS REGULARES E IRREGULARES

  • Entende-se por aluno regular aquele que está matriculado em disciplinas de um mesmo período. Entende-se por aluno irregular o que estiver matriculado em disciplinas de períodos diversos.
  • O aluno regular de 1º a 6º períodos participará da atividade interdisciplinar no período em que estiver matriculado.
  • O aluno irregular deverá realizar a atividade interdisciplinar no período em que estiver matriculado no maior número de disciplinas. No entanto, se o período em questão for de 7º a 10º o aluno deverá participar da avalição de tais semestres (prova de 25 questões objetivas).
  • Caso o aluno irregular esteja matriculado em vários períodos com o mesmo número de disciplinas, optará por realizar a atividade interdisciplinar ou a prova de questões objetivas.

terça-feira, 24 de outubro de 2017

Curso de extensão em Direito Agrário - dia 28 de outubro


No próximo dia 28 de outubro o curso de Direito promove um curso de extensão na área do Direito Agrário, com carga horária de 8 horas/aula e conteúdos atuais e de muita utilidade para os futuros profissionais do direito, envolvendo temas de direito agrário e ambiental contemporâneos. 

Data: 28 de outubro, das 12 às 18 horas. 

Ministrantes:

- Profª Gédida Maria de Bessa Zanovello (advogada, professora do curso de Direito da Unitri).

- Profª Dalciana Vicente Tanaka (engenheira florestal, com mestrado na área, professora do curso de Engenharia Agronômica da Unitri). 

Certificados: 8 horas de atividades. 

Investimento: R$ 50,00 (cinquenta reais).

domingo, 22 de outubro de 2017

Na próxima quarta-feira tem palestra no NPJ


Todos estão acostumados com as palestras do Quinta às Seis às quintas-feiras, como o próprio nome indica. Mas, em razão do Painel Carreiras Jurídicas, no dia 26/10, a palestra dessa edição será antecipada para a quarta, dia 25. 

Tema: Mulher, saúde e direitos humanos.  

Palestrante: Ana Raquel Ramos Assis Pereira. 

* Excepcionalmente na quarta-feira, dia 25/10, às 18 horas, no auditório do NPJ. 

* Aos presentes serão conferidas 2 horas de atividades complementares. 

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Painel Carreiras Jurídicas - dia 26/10


No próximo dia 26/10 (quinta-feira) o curso de Direito realizará o Painel Carreiras Jurídicas, com o objetivo de orientação aos alunos sobre aspectos importantes de sua vida profissional futura. 

Os convidados são profissionais experientes e certamente contribuirão enormemente na formação de nossos alunos e em suas tomadas de decisão. 

- Dr. Alexandre Henry - juiz federal - Tema: "Carreiras jurídicas"

- Dra. Cristiane Brito - professora da UFU - Tema: "Docência superior"

- Dra. Elza Alves Canuto - advogada - Tema: "Advocacia pública e privada". 

LOCAL: Auditório 1 - subsolo do blco E 
* houve mudança no local do evento para abrigarmos maior número de alunos. Embora no folder esteja divulgado o auditório do NPJ. 

HORÁRIO: 18:30 h

INSCRIÇÕES: de 18 a 24 de outubro, na secretaria do NPJ, mediante doação de um (01) litro de leite longa vida (caixinha). 

CERTIFICAÇÃO: 5 horas de atividades. 

terça-feira, 17 de outubro de 2017

Dia 19/10 tem palestra do "Quinta às Seis"


Na próxima quinta-feira (19/10) retomamos a programação do projeto "Quinta às Seis", depois de alguns dias sem palestras em razão do período de provas. 

O tema dessa vez será a Pós-modernidade e o futuro do trabalho no Brasil, com o bacharel em Direito e Mestrando pela UFU, Michel Evangelista Luiz

O evento terá início às 18 horas, no auditório do NPJ. Aos presentes serão conferidas 2 horas de atividades complementares. 

Boa palestra a todos!